quinta-feira, 10 de março de 2016

Em discurso emocionado, Felipe anuncia desfiliação do PDT




EM 10 MAR/2016
Autor: João PrestesEm discurso emocionado, Felipe anuncia desfiliação do PDT


O deputado estadual Felipe Orro fez um discurso emocionado da tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta quinta-feira, para anunciar as razões que o levam a pedir a desfiliação do PDT, partido no qual militou por 11 anos. Felipe Orro destacou a insistência da direção nacional em manter o partido na órbita do governo Dilma, o que tem desagradou importantes lideranças como o governador de Mato Grosso Pedro Taques, o senador Cristovam Buarque (que o deputado chamou de seus amigos) e o senador Jose Reguffe, do DF.
"Aqui em Mato Grosso do Sul não foi diferente", prosseguiu Felipe Orro, citando vários episódios que provocaram cismas no partido. "O golpe de misericórdia veio recentemente. Sem consulta, sem justificativa plausível, a direção estadual decidiu cancelar as eleições para renovar os diretórios e nomear comissões provisórias em todos os municípios".
Essa medida, segundo Felipe Orro, enfraquece o partido e desestimula a militância. "Os companheiros que lutam nos municípios, que sustentaram esse partido ao longo das décadas, não têm importância nenhuma para a direção regional, não têm direito de decidir os rumos a seguir em suas cidades." Até mesmo a decisão de lançar candidato ou fazer aliança precisa ser submetida à direção regional, conforme a resolução tomada pelo diretório estadual.
Por fim, Felipe Orro lembrou que tem colocado seu nome como opção do PDT para disputar a prefeitura de Campo Grande, porém não recebe sinalização da direção estadual em seu apoio. "Convidam outras lideranças pra se filiar ao PDT e ser candidato, cogitam nomes de filiados novos, tudo para criar confusão e, no fim, vão negociar a sigla, como sempre acontece."
Ao anunciar "com o coração ferido, mas cheio de esperança" sua desfiliação do PDT, Felipe Orro disse que ainda não decidiu a qual partido aderir. "Seja qual for meu novo partido, vai receber o mesmo Felipe Orro de sempre, leal e sincero, verdadeiro nos princípios, democrata, temente a Deus e amigo das pessoas de bem".
Veja abaixo a íntegra do discurso de Felipe Orro: 
"O Brasil vive momento extremamente delicado no campo político com as revelações diárias de envolvimento das principais lideranças nacionais em escândalos de corrupção.
"Sem dúvidas, atravessamos o mais ruidoso caso já registrado na história da república.
"Todos os partidos foram afetados, em maior ou menor grau, pelo envolvimento de seus membros ou pela proximidade com siglas diretamente atingidas.
"O PDT não está imune a esse desgaste, por integrar a aliança que reconduziu a presidente Dilma ao cargo e por participar efetivamente do governo tendo indicado um ministro. 
"Importantes vozes do trabalhismo tentaram alertar a direção nacional do equívoco que seria manter essa aliança. 
"Interesses pessoais, entretanto, falaram mais alto, e o partido perdeu.
"Perdeu lideranças da envergadura do governador de Mato Grosso, Pedro Taques; perdeu os senadores Cristovam Buarque e José Reguffe, do Distrito Federal. Perdeu lideranças em todos os estados. 
"Intransigência, métodos nada democráticos, posturas fisiológicas arrastam o PDT para o desastre, infelizmente. 
"Aqui em Mato Grosso do Sul não foi diferente. 
"Com 11 anos de militância, já assisti ao PDT superar diversas crises graças à fé e à força de seus filiados, que insistem em acreditar, teimam em sustentar as bandeiras de Brizola e Darcy Ribeiro, embora muitas vezes discordem das decisões tomadas pela cúpula.
"Eu era um desses militantes. Em 2010 fui o único deputado eleito do PDT, que na legislatura passada somava bancada de seis parlamentares.
"Corri o Estado avivando a militância, organizando a máquina partidária, sustentando as bandeiras do partido, e tive a grata satisfação de ver o PDT triunfar nas eleições passadas, quando elegemos três deputados estaduais e um deputado federal.
"Mas o PDT não teve sossego. De novo foi vítima dos dirigentes, que alheios aos interesses da militância atropelaram a democracia interna e se impuseram “goela abaixo” na direção regional. Nesse episódio perdemos um deputado estadual.
"O golpe de misericórdia veio recentemente. Sem consulta, sem justificativa plausível, a direção estadual decidiu cancelar as eleições para renovar os diretórios e nomear comissões provisórias em todos os municípios.
"E mais: todas as candidaturas e todas as alianças para as próximas eleições municipais precisam ser homologadas pela direção estadual. 
"Ou seja: os companheiros que lutam nos municípios, que sustentaram esse partido ao longo das décadas, não têm importância nenhuma para a direção regional, não têm direito de decidir os rumos a seguir em suas cidades, não têm comando, não fazem a diferença. 
"Esse não é o PDT que queremos, não é o partido que acalenta o sonho de transformar o Brasil, de construir uma pátria humana, justa e democrática. Não é assim que se faz um país melhor, um Mato Grosso do Sul melhor. Sem democracia, sem respeito, sem liberdade.
"Tenho insistentemente colocado meu nome à disposição do partido para fazer o embate na Capital porque considero imprescindível a candidatura própria para avivar a militância e divulgar nossas propostas.
"Mas a direção regional teima em ignorar meu nome.  Faz convite a diversas lideranças para que se filiem ao PDT e sejam candidato a prefeito. Cogita esse ou aquele filiado novo, e visivelmente trabalha para mais uma vez negociar nossa sigla. 
"Não posso mais assistir a isso calado.
"Não mudo de lado, mantenho firme meu propósito de trabalhar por um Mato Grosso do Sul desenvolvido para toda sua gente. Um Estado com políticos ficha limpa, comprometidos com o povo, que respeitem o dinheiro público. 
"É com o coração ferido, mas cheio de esperança, que anuncio minha desfiliação do PDT. Vou consultar os amigos e familiares e decidir a qual sigla me filiar. 
"Seja qual for meu novo partido, vai receber o mesmo Felipe Orro de sempre, leal e sincero, verdadeiro nos princípios, democrata, temente a Deus e amigo das pessoas de bem.             
Muito obrigado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário