quinta-feira, 10 de março de 2016

Corredor bioceânico reúne bancada federal de MS e diplomatas chilenos




Anexos17:34 (Há 23 horas)



Economia de 7.500 quilômetros marítimos entre o Brasil e os mercados asiáticos será o resultado da construção do corredor entre Porto Murtinho (MS) e os portos do Norte do Chile (Iquique e Antofagasta).

O projeto foi debatido nesta quarta-feira (9), na Embaixada do Chile, em Brasília, durante encontro que reuniu parlamentares federais sul-mato-grossenses, sob a coordenação do senador Waldemir Moka (PMDB), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o embaixador chileno, Jaime Gazmuri Mujica.

Da bancada federal do Mato Grosso do Sul marcaram presença, além do senador Moka, os deputados federais Geraldo Resende e Carlos Marun, ambos do PMDB, Tereza Cristina (PSB), Zeca do PT e Elizeu Dionísio (PSDB).

Para que a obra se efetive, o passo mais urgente é a construção de ponte sobre o rio Paraguai, ligando Porto Murtinho (MS) ao país vizinho, e possibilitando o escoamento de produtos brasileiros pelos portos chilenos.

Conforme documento distribuído na ocasião pela Embaixada do Chile, entre Porto Murtinho e Antofagasta são 1.814 quilômetros, e entre Porto Murtinho e Iquique, 1.975 quilômetros. Em ambos os percursos, restam ser pavimentados cerca de 673 quilômetros.

Os recursos para as obras serão disponibilizados pelos quatro países, sendo que a ponte sobre o rio Paraguai seria da responsabilidade dos governos brasileiro e paraguaio, restando, para sua execução, a assinatura de um convênio, cujo texto está sendo acordado.

Sobre o projeto, o senador Moka informou ao embaixador chileno o compromisso assumido pelo Ministério dos Transportes, em recente audiência entre o ministro Antônio Carlos Rodrigues e a bancada federal sul-mato-grossense, na construção da obra.

Em recente viagem oficial ao Chile, a presidente Dilma Rousseff assinou comunicado conjunto com a presidente Michelle Bachelet, onde se destaca a importância da Declaração de Assunção sobre corredores bioceânicos acordada entre Argentina, Brasil, Chile e Paraguai.

Agora, em abril, será constituído grupo de trabalho com representantes dos quatro países para agilizar estudos, já, sobre normas e facilidades alfandegárias entre os quatro países, em evento marcado para Antofagasta, no Chile.

No Senado Federal, o senador Moka prevê a realização de audiência pública, convocada pelas comissões de Relações Exteriores e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com as presenças de representantes diplomáticos dos quatro países.

O senador Moka considerou a reunião na embaixada chilena como “bastante promissora” e enxerga como “cada vez mais perto da realidade” a construção do corredor bioceânico, visto, por ele, “como vital para o futuro da economia tanto do Mato Grosso do Sul quanto do Brasil”.

O embaixador Jaime Gazmuri adiantou a existência de projetos visando aumentar os calados dos portos chilenos, cujas obras estariam sendo executadas junto com as de construção do corredor. 

2 comentários:

  1. O projeto bioceânico é bem antigo, no programa de governo de Zeca do PT de 2002, na pagina 71 item 9- corredores bi-oceánicos/integração da América do Sul a proposta da criação da integração entre o Oceano pacifico e o mercado asiático era previsto via Chile, mas os portos do Chile segundo especialistas não tinham calado para aporte de grandes embarcações.
    Visitas de autoridades brasileiras Foram feitas ao Chile ,e visitas de autoridades Chilenas a MS e de empresários do estado para averiguar as possibilidades de parceria e investimentos, não andou era inviável, caro e outras opções surgiram.Valeu o turismo reciproco de autoridades dos dois países. Se que agora vai andar ou é mais entusiasmo de políticos e empresários mais uma vez, ou fica igual a transposição do São Francisco e o trem do pantanal, veremos o que acontecerá

    ResponderExcluir
  2. Roberto Wolf comentou na própria publicação.
    13 de março de 2016 16:54Roberto Wolf comentou na própria publicação.
    13 de março de 2016 16:54
    Bom deixar claro que nunca tive grande participação no programa de governo do Zeca ,fiz o mesmo trabalho que fiz para o PTB de Ludio Coelho, Nelson Trad e Antonio João, no CDI no período de Zeca e Andre Pucinellii em grandes e importantes projetos tanto na prefeitura como no governo , sem nunca ter participado do quadro de funcionários destes governantes.Estive sempre a serviço da Fiems ,na admin... Ver mais
    Bom deixar claro que nunca tive grande participação no programa de governo do Zeca ,fiz o mesmo trabalho que fiz para o PTB de Ludio Coelho, Nelson Trad e Antonio João, no CDI no período de Zeca e Andre Pucinellii em grandes e importantes projetos tanto na prefeitura como no governo , sem nunca ter participado do quadro de funcionários destes governantes.Estive sempre a serviço da Fiems ,na admin... Ver mais

    ResponderExcluir