sexta-feira, 17 de junho de 2016

CORAL UFMT SE APRESENTA EM CAMPO GRANDE







No próximo dia 23 de junho, quinta-feira, o CORAL UFMT se apresentará em Campo Grande, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob a regência da Maestrina Dorit Kolling. A primeira apresentação será um ensaio aberto, às 17 h, no saguão da FACOM e a segunda às 19h30min, no Auditório 1 do Espaço Multiuso.
As apresentações do CORAL UFMT são organizadas pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através de dois projetos vinculados a ela: Mais Cultura UFMS e Movimento Coral da UFMS. As apresentações contarão com a participação do CORAL DA UFMS e nelas será interpretado repertório variado, do cancioneiro popular e erudito.
Informações: Manoel Rasslan (99981-8523) ou pelo email camaraviva@gmail.com
BREVE HISTÓRICO DO CORAL: CORAL UFMT
O Coral da Universidade Federal de Mato Grosso – CORAL UFMT – criado em 29 de abril de 1980, pelo prof. Dr. Gabriel Novis Neves e prof. Benedito Pedro Dorileo, reitor e vice-reitor respectivamente, desenvolve há 36 anos um trabalho musical voltado aos estudantes de diversos cursos da Universidade, professores, servidores e comunidade em geral. Realiza um repertório variado que abrange a música erudita, popular, folclórica, sacra e regional, além do repertório sinfônico.
Desde sua criação, o Coral UFMT divulga seus trabalhos muito além dos muros da
universidade e das fronteiras mato-grossenses. Concertos no Uruguai, no Paraguai e na
Argentina constam em seu currículo ao lado de diversas apresentações por Mato Grosso e pelo Brasil. No país, alguns Estados que receberam concertos do grupo incluem Rio de Janeiro (10o Concurso de Corais do Rio de Janeiro), São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul. Realizou inúmeras apresentações e concertos em Cuiabá e em diversas cidades do interior do estado, além de ter organizado e realizado os 1°, 2° e 3° Encontro Internacional de Coros de Cuiabá (1998, 2000 e 2005), o Encontro de Coros na UFMT (2002), e também a também a primeira ópera realizada em Mato Grosso, “A Flauta Mágica” de Wolfgang Amadeus Mozart, ao lado da Orquestra Sinfônica da UFMT, em 2006. Cabe destacar também a realização, em 2007, da Cantata Profana “Carmina Burana”, de Carl Orff, e espetáculos como “Brasil, Música Armada” e Coral UFMT Canta Chico”.O Coral UFMT já teve à sua frente os regentes Peter Ens, Vilson Gavaldão de Oliveira. e, atualmente, está sob a supervisão de Naíse do Vale Santana e preparação vocal de André Vilani. A Direção Artística e Regência do Coral UFMT estáa cargo, desde agosto de 1989, da Maestrina e Profa Mestre Dorit Kolling.
DORIT KOLLING - BREVE CURRÍCULO DA REGENTE Dorit Kolling, nascida em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, é graduada em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música no Instituto de Artes da UFGRS, Especialista em Música Brasileira pela UFMT e Mestre em História, pelo programa de Pós-Graduação em História pela UFMT. Mudou-se para Cuiabá em 1988, e trabalhou então no Conservatório Musical de Mato Grosso e no Coral Municipal de Cuiabá. Desde outubro de 1988 é professora do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso e, desde agosto de 1989, é Diretora Artística e Regente do Coral UFMT, com o qual participa de diversas apresentações, concertos e encontros de coros em Cuiabá, interior do estado e em vários estados da Federação, cidades da Argentina e do Uruguai, além de participar de concertos com a Orquestra Sinfônica da UFMT. Em 2006 preparou o Coral UFMT, alguns solistas e atuou como regente interno e fez a direção de palco da ópera “A Flauta Magica Participa, como professora convidada, de cursos, oficinas e laboratórios corais em Belo Horizonte, Itajubá e interior do estado de Mato Grosso e foi professora-regente do Coral do TRT-23° região, um projeto de qualidade de vida do servidor da justiça do trabalho. Foi membro da ABRC (Associação Brasileira de Regentes de Coros), fazendo parte da sua diretoria, bem como do conselho editorial da Revista Canto Coral desta mesma Atua também como produtora cultural na cidade de Cuiabá, tendo desenvolvido e coordenado projetos como “1°, 2° e 3° Encontro Internacional de Coros de Cuiabá”, 1° e 2° Painel de Regência Coral de Mato Grosso” além de ter participado de outros projetos
como “Cuiabá Encanta”, “Divina Música”, entre outros

Um comentário:

  1. Isto é Cultura, mas nossa grande imprensa não tem espaço para divulgar, pois suas páginas são tomadas pelos anúncios pagos enaltecendo a Caravana Eleitoral da Saúde Tucana.

    ResponderExcluir