domingo, 13 de dezembro de 2015

SEM AÇÃO, AZAMBUJA PROCURA DESCULPAS PARA NÃO USAR RECURSOS DO FUNDERSUL


Artigo/


(*) VALDIR CARDOSO




CULPA DE QUEM? Prosseguindo com sua política do "Retrovisor,Olhando Sempre Para Traz", o governador Reinaldo Azambuja da Silva deverá determinar a sua assessoria que emita uma Nota Oficial, alegando falta de condições para recuperar pelo menos as estradas estaduais e pontes destruídas pelo excesso de chuva na região sul do Estado, alegando, óbvio, que a culpa é do seu antecessor, ex-governador André Puccinelli, e ele milagrosamente, apesar da crise nacional, conseguiu "fabricar" dinheiro para quitar a folha de dezembro e o 13º salário dos servidores. Além disso nem toca no assunto de que está com quase 300 milhões em caixa, proveniente do FUNDERSUL, taxação absurda que "tira o couro" dos produtores rurais de todo o Estado, pois até agora a única providência que sua excelência tomou foi sobrevoar a região em companhia de um ministro petista, que achou a região "linda demais", mas não deu nem sinal de que o Governo Federal pode ajudar o Estado. Sua Excelência não deu nenhuma esperança de que desenvolverá ação efetiva ou demonstração de que usará os recursos do FUNDERSUL para atender os produtores que estão ilhados em suas propriedades devido à verdadeira calamidade ocorrida na importante região que recolhe "um monte" de grana para os cofres estaduais e ajuda o Brasil com alta produtividade de leguminosas e carnes que o País exporta. Os recursos do FUNDERSUL têm sido usados para engordar o valor das emendas parlamentares, distribuídas com o objetivo de aumentar a sua base de sustentação na Assembléia Legislativa.

E como um presente de natal aos seus amigos  produtores rurais,os mais prejudicados, prefeitos e vereadores dos municípios atingidos pelo excesso de chuvas que praticamente isolou vários 
municípios,  sua excelência o governador já anunciou que vai tirar umas férias para curtir com parte da família em outra região do país e com autorização da Assembléia no exterior, onde dificilmente será localizado se a situação piorar na produtiva região sul do nosso estado.

 A única decisão tomada até agora é que a vice governadora Roseana Modesto, com enorme experiência na administração pública, assumirá o comando do Estado  durante o imerecido descanso do homem que veio prometendo mudanças... para deixar tudo como estava ou um pouco pior. 
A falta de aptidão para o trabalho, do qual deve ter ficado cansado pelo exercício da atividade laboral durante o período em que ficou cuidando do patrimônio da família, quando aproveitou o tempo para ser prefeito de Maracaju, deputado estadual e federal, e hoje realmente deve ser muito difícil ficar trancado no gabinete conversando com um ou dois áulicos assessores do primeiro escalão, cansativo mesmo. Precisa tirar férias mesmo!
Enquanto isso, se a situação piorar na região sul do Estado, se é que ainda haja espaço para ficar pior, o governador estará de papo e bico pro ar. Se tudo der errado, a produção da região cair muito, a arrecadação do Estado, obviamente sofrerá um grande golpe, porém já existe um plano "B" 
 para não faltar dinheiro em caixa: É só fazer um novo tarifaço ou pagar tudo com dinheiro dos depósitos judiciais que deverão ser pagos a partir de 2019, pelo governador que vai sucedê-lo, pois este avanço em cima 1,419 bi é uma espécie de empréstimo compulsório, pois o governo está usando uma receita que não lhe pertence, burlando inclusive uma Lei Federal. 


(*) o autor é jornalista e foi vereador por dois mandatos consecutivos, presidente da Câmara Municipal, prefeito da Capital e deputado estadual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário