terça-feira, 28 de julho de 2015

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS PROCESSA O OJORNAL E QUER INDENIZAÇÃO



   Valdir Cardoso (*)         


INFELIZMENTE a cada dia que passa se confirma a inescrupulosa promiscuidade entre os poderes constituídos - aqui no Mato Grosso do sul -Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Tribunal de Contas que não é um poder, mas sim um órgão auxiliar do Legislativo. Desta feita eu fui, mais uma vez, a vítima temporária da prepotência do presidente do Tribunal de Contas, Waldir Neves Barbosa, que -como sempre apregoa- tem uma enorme força junto ao respeitável Poder Judiciário do Estado- conseguiu derrubar uma decisão de 1ª instância em um processo por "calúnia, injuria e difamação" contra o ojornalms.com.br e minha pessoa, exigindo uma indenização de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) a título de danos morais.
             O Conselheiro Waldir Neves, juntamente com seu irmão Vanildo Neves,  processado por assalto a banco e a um supermercado, antes de ser presidente da Câmara de Vereadores e vice prefeito de Aquidauana, cargos nos quais cometeu inúmeros atos ilícitos, desviando recursos do Legislativo e utilizando máquinas e equipamentos da prefeitura para realizar benfeitorias em sua chácara, ingressou com recurso no Tribunal de Justiça, onde conseguiu derrubar a decisão da Primeira Entrância, apesar do parecer exarado pelo Relator Desembargador Marcelo Raslan, no qual ficou evidenciado não existir crime nenhum nas matérias publicadas no site O Jornalms, do qual tenho o domínio, destacando ainda que a liberdade de imprensa tem que ser respeitada nos regimes democráticos.
            Toda decisão Judicial não deve ser discutida, mas respeitada, cabe, entretanto, o direito daqueles que se julgarem prejudicados  recorrerem aos Tribunais Superiores em busca de JUSTIÇA. E é isto que faremos, ingressando com recurso no STJ e denúncia ao Conselho Nacional de Justiça.
O revisor do processo no TJ reduziu a indenização requerida pelos irmãos Neves Barbosa para R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para cada um dos "ofendidos", fora a condenação das custas processuais e honorários advocatícios.

(*) O autor é jornalista e diretor do Site www.ojornalms.com.br e foi Editor do jornal Diário da Serra, órgão que pertenceu aos Diários Associados, vereador e presidente da Câmara Municipal de Campo Grande/MS, prefeito interino da Capital, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Sub-chefe da Casa Civil e Assessor especial do ex-governador Pedro Pedrossian. É profissional da imprensa há 45 anos. Tem 70 anos de idade.          

Um comentário:

  1. Nos meus 45 anos de vivencia no jornalismo enfrentei momentos tensos, nervosos mesmo e não qualquer "ventinho" que vai me trazer medo, pois já enfrentei vendaval. Não sou forte, apenas despido de um sentimento medo, até existem três coisas que não carrego comigo: MEDO, DINHEIRO NO BOLSO E ÓDIO NO CORAÇÃO, isto porque MEDO porque minha mãe me ensinou a ter coragem para enfrentar aqueles que se julgam poderosos, donos do mundo; DINHEIRO NO BOLSO porque nunca fui apegado a coisas materiais e ÓDIO NO CORAÇÃO porque ele tira o lugar do AMOR. E foi por isso que, no início da minha vida como homem público que adotei o slogam, copiando Marcos Freire: "SEM MEDO E SEM ÓDIO"... que acrescentei ... "E SEM DINHEIRO".

    ResponderExcluir