terça-feira, 22 de novembro de 2011

Esquema de Rigo agia na AL e em Municípios

A divulgação de mais um vídeo da série produzida pelo jornalista Eleandro Passaia, com autorização judicial, tendo como protagonista o então 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, ex-deputado Ary Rigo (PSDB) trouxe à tona outra revelação feita pelo “gaucho fanfarrão”, neste caso confessando a existência, em 2010, de um forte esquema de corrupção implantado dentro do Poder Legislativo, através de licitações viciadas e endereçadas para empresas indicadas pelos deputados. Além dos áudios e vídeos já conhecidos, o ex-deputado dá detalhes de como montou a estrutura para direcionar o resultado das licitações que passaram a ser feita para atender a Legislação que exige transparência nas ações da administração pública. Ele recomendava ainda o operador do sistema, Guaraci Fontana, para agir nos municípios.

MARACAJU E AQUIDAUANA

Foto Região News

Como parte da enorme quantidade de vídeos e áudios gravados pelo jornalista Eleandro Passaia alguns passaram despercebidos da mídia, a te porque envolvia nomes de outros parlamentares e prefeitos de cidades como Maracaju, na gestão anterior à de Celso Vargas, e de Aquidauana no início da administração de Fauzi Suleimam (PMDB).


 Foto Gazeta do Pantanal

Depois de conhecer o agente tributário Guaracy Fontana, que na época ocupava a mais importante secretaria da administração do ex-prefeito de Maracaju e atual deputado Federal Reynaldo Azambuja e do seu sucessor Maurílio Azambuja, o ex-deputado Ary Rigo tomou conhecimento da “capacidade técnica” do servidor estadual “que é um especialista na condução de um processo licitatório, dirigindo o resultado para onde interessar”.

Obrigado a realizar licitações para a contratação de serviços de terceiros à Assembléia, Ary Rigo, depois da derrota de Maurílio Azambuja para Celso Vargas, não teve dúvidas em entregar o comando da área a Guaracy, que ficou à disposição do gabinete do deputado Reinaldo Azambuja, então deputado estadual, percebendo 30 mil Reais mensalmente através da empresa Romeiro e de Paula M.E, que é registrada em nome da esposa de Guaracy.


Na gravação feita por Passaia, o então 1º Secretário da AL fez rasgados elogios à “competência” do agente tributário, também presente na conversa realizada no dia 12/06/2010, com detalhes que fariam ruborizar um frade de pedra, dentre os quais como a empresa MS Táxi Aéreo venceu a licitação para o fretamento de aeronaves para a Casa.

“Depois de Rigo afirmar que “o Guaraci montou de um jeito que dava para ganhar tanto aqui, tanto ali, sobrando mais tanto lá e assim por diante”, o próprio autor do “serviço” – o Guaraci – entrou na conversa para afirmar categoricamente: “ Sempre foi possível dar uma direcionada nas licitações” bem como o fato de que as empresas que venceram os certames serem aquelas que os deputados pediam. A única exceção foi no caso os serviços de limpeza, em licitação vencida pela Morena Prestadora de Serviços que derrotou a Tersul, empresa que seria protegida por um parlamentar.

Contente com os serviços de Guaraci, além de indicá-lo para Passaia, o ex-deputado Ary Rigo encaminhou-o para Aquidauana, onde a empresa Romero e De Paula ME, realizou uma auditoria nas contas da Prefeitura e aproveitou a sua experiência para montar a estrutura do setor de licitações para funcionar durante a gestão do atual prefeito Fauzi Sulleiman, denunciado em vários processos por irregularidades administrativas e desvio de verbas públicas. Há possibilidades que o esquema corrupto denunciado pelo Ministério Público de Aquidauana tenha sido realmente implantado sob a orientação do agente tributário transvestido de consultor.

MANTIDO PELO GOVERNO DE MS

Sempre á disposição com ônus para a origem, a Secretaria de Fazenda do Estado, o agente tributário e empresário Guaraci Fontana nunca teve problema para continuar sua rendosa atividade à frente da Romero e De Paula ME, uma vez que era protegido pelo deputado Ary Rigo. Hoje, segundo consta, ele está à disposição do gabinete do deputado Federal Reynaldo Azambuja.


Deputado Reinaldo Azambuja, ex-prefeito de Maracaju

Antigo adversário de Ary Rigo, o deputado Reinaldo Azambuja só se aliou com o ex-deputado a partir da eleição de 2008, quando o candidato apoiado por ambos em Maracaju, Maurílio Azambuja, foi surpreendentemente derrotado pelo então vereador Celso Vargas, eleito pelo PTB e hoje filiado ao PDT.
Presidente do Diretório Regional do PSDB e provável candidato à prefeitura de Campo Grande, o deputado Reinaldo Azambuja, ao longo da sua vida pública nunca se envolveu em nenhum esquema de corrupção, porém agora deve estar pensando no adágio popular que diz “Passarinho que voa acompanhando morcego, acaba dormindo de cabeça para baixo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário