segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES MOVIMENTAM O INTERIOR DE MS

Enquanto na Capital a escolha do candidato do PMDB à sucessão do prefeito Nelsinho Trad está emperrada, esbarrando no resultado das próximas pesquisas, já que as primeiras não privilegiaram o candidato preferido pela cúpula partidária, no interior de Mato Grosso do Sul as definições estão surgindo com mais naturalidade, com destaque para os municípios mais populosos tais como Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Aquidauana, além de Maracaju, Coxim, Amambaí e Nova Alvorada. Murilo Zauith, Paulo Duarte, Ângelo Guerreiro, Gandi Jamil, Odilon Ribeiro, Celso Vargas, Moacir Kohl, Dirceu Lanzarini e Flávio Renato Rocha de Lima são nomes que os eleitores dessas cidades poderão encontrar na urna eletrônica.


DOURADOS

Apesar da insistência dos deputados federais Marçal Filho e Geraldo Resende (PMDB), ambos envolvidos em gravações comprometedoras que revelam indícios que levam à possibilidade de que recebiam propinas através da liberação de recursos de emendas parlamentares, em Dourados, o prefeito Murilo Zauith (PSB) navega em águas tranqüilas e poderá conseguir, além do apoio do PT, aglutinar um grande número de outras legendas na formação de uma ampla aliança que terá como objetivo impedir o retorno da administração ao caos registrado durante o curto mandato de seu antecessor, o sem compostura Ary Artuzi.



Prefeito de Dourados Murilo Zauith (DEM) (Foto: Reprodução)

Segundo observadores da política douradense, Zauith recuperou a credibilidade da administração pública e faz uma administração discreta com o objetivo de deixar a casa em ordem para, em um segundo mandato, executar as obras mais reclamadas pela população do castigado município.


CORUMBÁ

Embalado no elevado índice de aprovação do seu companheiro de partido Ruiter Cunha e em seu prestígio pessoal, o deputado estadual Paulo Duarte vem sendo apontado como o futuro prefeito de Corumbá, uma vez que o Partido está pacificado no município, com o senador Delcídio Amaral, que também possui base eleitoral na cidade, desistindo de apoiar um nome indicado por uma frente formada por vereadores de vários partidos, dentre os quais o PMDB.

Em duas eleições seguidas, Paulo Duarte foi o deputado mais votado no município e pesquisas eleitorais divulgadas no final do ano passado mostravam que além de liderar a preferência do eleitorado com larga margem à frente de prováveis opositores, seu nome tem uma rejeição insignificante. É pule de 10.


Deputado Estadual Paulo Duarte (PT) (Foto: Reprodução)


TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas nem PMDB, PT ou PSDB têm nome forte para desbancar a preferência pelo nome do vereador Ângelo Guerreiro, filiado recentemente ao PSD, partido novo que é presidido pelo ex-senador Antonio João Hugo Rodrigues.

Através do senador Delcídio Amaral, o PT já garantiu apoio à candidatura de Guerreiro, devendo lançar o postulante à vice, enquanto o PMDB insiste no desgastado nome da atual prefeita Márcia Moura.


Vereador Ângelo Guerreiro (PSD) (Foto: Reprodução)

O posicionamento do senador petista acabou ajudando a unidade do PMDB estadual, pois no dia seguinte ao anúncio do senador petista em apoio à candidatura de Guerreiro, o deputado Eduardo Rocha (PMDB), marido da vice-governadora Simone Tebet deu o troco afirmando que o candidato do partido à sucessão do governador André Puccinelli é o “nosso companheiro Nelsinho Trad”, colocando por terra qualquer especulação que poderia levar a crer que Simone estava de olho da vaga.

Apesar da notória liderança de Ângelo Guerreiro, a disputa em Três Lagoas vai ser acirrada, isto porque as lideranças peemedebistas não admitem perder o comando da cidade da vice governadora, que foi dirigida por ela durante duas gestões consecutivas.


NOVIDADES EM PONTA PORÃ


Diante da boa avaliação alcançada pelo prefeito Flávio Kayatt de Ponta Porá, que conclui seu segundo mandato pelo PSDB começaram as especulações para definir quem poderá agregar o maior número de apoio para sucedê-lo.

Pelas primeiras avaliações, o nome que está despontando é o do ex-deputado Gandi Jamil, que além de deputado federal presidiu a Assembléia Legislativa e estava afastado da política há alguns anos.


Gandi Jamil Georges (Foto: Gabriel Santos/Midiamaxnews)


O empresário Gandi Jamil ainda não se manifestou a respeito do assunto, porém antigos companheiros vêm se mobilizando no sentido de convencê-lo a entrar na disputa com o do prefeito e de outras lideranças do município e do Estado, podendo juntar em seu palanque políticos do PSDB, PMDB, DEM e até do PT, tornando imbatível na disputa pelo comando do município fronteiriço.

Durante todo o período em que esteve na vida pública Gandi Jamil conquistou companheiros fiéis em todas as agremiações.


AQUIDAUANA EM BUSCA DA PAZ

Oriundo do PT, o atual prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman (PMDB) conseguiu em sua primeira eleição o apoio dos dois partidos e diante de um investimento altíssimo venceu a eleição mais cara do Estado e o tradicional município0 do sudoeste, portal do Pantanal, assistiu pasmo uma administração completamente sem rumos, com o seu prefeito sendo afastado diversas vezes pela Justiça por suposto envolvimento em desvio de recursos públicos.


Odilon Ribeiro (PDT) (Reprodução)

Com seus antigos padrinhos passando ao largo da política aquidauanense, Suleiman mantém na gerencia de obras o seu vice-prefeito, Vanildo Neves, recentemente acusado de praticar atos de corrupção ativa, incompatíveis com a conduta daqueles que representam o povo.

Correm o risco, os dois acusados de improbidade administrativa, terminar o mandato com dívidas com a Justiça e que, se condenados, poderão fazer um curso de “canarinho” em alguma penitenciária estadual.

O candidato que se apresenta com grandes chances de vitória para a prefeitura de Aquidauana é o produtor rural e empresário Odilon Ribeiro, filiado ao PDT e com bom trânsito junto ao PR, PTB e PSDB, outras legendas bem estruturadas na Princesa do Sul.


MARACAJU

Em Maracaju, cidade que teve o comando do PSDB durante doze anos, quando foi comandada pelo atual deputado federal Reinaldo Azambuja (oito anos) e Maurílio Azambuja que foi surpreendido por um candidato que não era levado muito a sério na eleição de 2008, o então vereador e hoje prefeito Celso Vargas, o atual prefeito que venceu sob a bandeira do falido PTB e hoje está agasalhado no PDT.


Prefeito de Maracaju Celso Vargas (Foto: Lucas Copetti)

Acreditam os observadores que a grande “zebra” só ocorreu em Maracaju porque os Azambuja subiram no palanque junto com então deputado estadual Ary Rigo, antigo adversário do grupo. Teriam tentado misturar água com óleo. Deu no que deu...

Agora a história é outra, pois Maurílio terá o importante apoio do PMDB do governador André Puccinelli.



COXIM, A VOLTA DE MOACIR KHOL

Diante da frágil e complicada administração da prefeita Dinalva Mourão, o PMDB, em que pese o inegável prestígio do deputado Junior Mocchi, deverá perder o comando do importante município de Coxim, na região norte do Estado, pois sua correligionárias terá dois oponentes de grande porte pela frente. Seu principal adversário está filiado ao PSB e é nada menos que o ex-prefeito do Município e ex-vice governador Moacir Khol, que é muito bem avaliado e o segundo, que tenta se viabilizar é o advogado Miron Vilela, forte liderança regional.


Moacir Kohl, ex-prefeito de Coxim (Foto: PC de Souza)

DIRCEU LANZARINNI... TRANQUILO

Em Amambaí, o atual prefeito Dirceu Lanzarinni (PR) deve emplacar a reeleição com grande tranquilidade, pois além de pertencer a um grupo poderoso e que não costuma perder eleição, vem fazendo uma administração moderna e competente e seus adversários estão a quatro anos no sereno e completamente desarticulados.


Prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini (Foto: Reprodução)

Apesar da anunciada aposentadoria do deputado Londres Machado, presidente do PR e padrinho político de Lanzarini, o prefeito de Amambaí não deverá encontrar maiores dificuldades durante a campanha, isto porque o parlamentar não daqueles que abandonam os companheiros no meio da estrada. Londres vai se aposentar ( ou não?), mas deverá estar presente na campanha dos seus aliados em vários municípios.



NOVA ALVORADA COM RENOVAÇÃO


Atuando há alguns anos em Nova Alvorada, o médico Flávio Renato Rocha de Lima vem tendo o seu cogitado para a sucessão do prefeito Arley Barbosa (PT) que está em seu segundo mandato e já apontou um nome para sucedê-lo, mas que terá pela frente um candidato muito bem articulado.


Flavio Renato (à esquerda), Zaqueu Nascimento, André Puccinelli e  Edil Albuquerque (Foto: Flávio Paes/A Crítica)

Na verdade há no município uma forte corrente que prega a união entre PT e PMDB em apoio à candidatura de Flávio Renato que deixou o PDT para se filiar ao PMDB atendendo convite do governador André Puccinelli.

O município de Nova Alvorada é um dos que mais cresce no Mato Grosso do Sul em virtude da implantação de novas indústrias ligadas ao setor sucroalcoleiro, gerando novos empregos e registrando um aumento populacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário