sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Enquanto isso no Face...



REVELAÇÃO!!!!!!


124 anos depois, confesso!!!!!


CONFIDÊNCIAS DE UM EX ORDENANÇA DO IMPÉRIO!


O GOLPE MILITAR DE 1889


Lembro-me como se fosse hoje...
À época, eu era ordenança provisionado, aspone do gabinete de Dom Pedro II...
Era meu dia de folga e fui ao centro da cidade do Rio de Janeiro
encontrar uma sirigaita de nome Dercy Gonçalves, com a qual havia combinado um chá com marafo, na confeitaria Colombo, onde se comia o melhor pudim de mariajoana do império.
Desci do metrô na estação Praça da Aclamação, quando deparei-me com um movimento estranho de militares, reunidos em torno do Mal.Deodoro da Fonseca, meu conhecido e até meio parente, por conta dos Fonseca que moravam na Vila de Santo Antonio de Campo Grande, na Província de Mato Grosso, lugar donde nasci...
A finalidade do movimento ficou logo clara pelos discursos inflamados contra o império e a consequente deposição do meu chefe e padrinho Pedroca II .

Dei bolo na Dercy e sai voando num taxi para o Paço Imperial, que ficava na Praça XV, pertinho do bafafá...
Entrei pela porta dos fundos e fui direto aos aposentos do imperador que já estava sabendo dos acontecimentos pela TV, enquanto se lambuzava com uma coxa de frango, comentando até a entrevista de uma mulher desvairada que dizia mil palavrões, xingando o filho da puta que marcou com ela e não foi ao encontro...
Desesperado (mais por perder minha boquinha no palácio), sugeri que ele mandasse forças para sufocar o movimento, mas ele disse que seria impossível, pois não tinha maioria no plenário, por estar atrasado com os pagamentos do semestralão.

Pouco depois, estava proclamada a República!

Deodoro assumiu como ditador, levando consigo alguns civis descontentes com o imperador, a maioria deles dos partidos PMDmengo, PSDBotafogo e DEMFlu, enquanto que o imperador só contava com alguns poucos do partido VASCAINDO, formado por seus patrícios lusos.

Deu no que deu:
Mandaram que Pedroca II fizesse as trouxas e fosse comer “coq au vin” em Paris...
Dois dias depois, meu chefe partiu com a família num voo da TAP com destino a Europa,
presenteando-me com um dos seus fardões, como lembrança, ficando eu sem saber o que fazer, pois soube depois que o chefe não recolhera meu fundo de garantia...

O golpe estava consolidado e logo vieram as medidas que transformariam o país nessa coisa que ai está até os dias de hoje...

As províncias viraram Estados, a burguesia nadou de braçadas, inventou-se o protecionismo, cinismo, casuísmo, coronelismo, entreguismo, estrelismo, partidarismo, empreguismo, corporativismo, capitalismo, favoritismo, oportunismo e a maracutaia ...Foi o célebre projeto “levar vantagem” , aprovado nos primeiros dias da república.

Vieram as medidas de exceção, a censura pegou pesado - foram proibidos os fados até nos lupanares... A sede do partido VASCAINDO, em São Januário, foi lacrada, ninguém mais podia falar “ora pois”, só PÔ! ...Manoeis e Joaquins tiveram que mudar de nome: passaram a chamar-se Wandercleison, Cleuilson, Rodinilson etc...
A venda de bacalhau passou a ser interceptada pelo SNI...quem comia bacalhau era considerado amigo do rei e ia pras masmorras em Bangú I.
Aperfeiçoaram o semestralão substituindo-o pelo mensalão, substituíram as ceroulas por cuecas, malas por pastas pretas e instituiu-se o nepotismo como forma a abrigar a parentela nos cargos públicos...
Criou-se o “salário ínfimo” pra disfarçar a volta da escravidão.
Deflagrou-se uma sórdida campanha anti-Camões, disseminando-se anedotas de português pelas rádios e TVs, cujas ganharam as ruas e passaram a ser contadas pelos bares, botequins e residências em festa.
Instituiu-se o carnaval, que era pra distrair o povo, enquanto se comia pelas beiradas...E o povo dançou, dançou, dançou....

Desempregado e com dívidas se avolumando (carnê das Casas Bahia, cartão Visa, aluguel do ap na Barra e penduras no cassino da Urca, Cabral 1500, Jangadeiro, e até dívidas com senhoritas do mangue) , resolvi aderir à situação, inscrevendo-me no PMDMengo, usando para tanto a influência dos meus colegas de orgias no Park’s da lapa, Benjamim Constant (que não era muito constante, mas aparecia), Quintino (para quem eu sempre trazia Bocaiuva, quando ia visitar parentes na província de Mato Grosso) e outros influentes que participavam do governo provisório (?).....
Foi então que conheci de perto a tal REPÚBLICA...
Se fosse no tempo do império eu teria exclamado: Ai, Jisuis! , mas tive que conter-me e apenas apreciar seu colo generoso, suas ancas opulentas, suas coxas carnudas e as enormes tetas que levaram-me a entender, finalmente, por que os moços queriam tanto a sua presença no regime do país...
Consegui uma boquinha de assistente de assessor de assessoria para assuntos de assessoramento e sobrevivo até hoje da aposentadoria que consegui aos quinze anos de emprego, após um jeitinho dado com políticos que me apadrinhavam naqueles tempos, não sem antes colocar meus filhos, netos , sobrinhos e agregados em cargos nas diversas instituições criadas pós império.

A tal república foi ficando velha, explorada também por gigolôs estrangeiros, malandros nacionais e outros cafetões autorizados pelo voto do povo... Mamaram tanto nela, que seus seios murcharam e a moça virou motivo de chacotas...Já não funciona mais como antes.
Viveu com alguns golpes civis, militares e eclesiásticos, cometeu lesbianismo com revoluções, mas suas determinações (que eram chamadas LEIS), já não valem nada e só funcionam a favor do vento, cujo poder é devastador.

Bem que eu tentei salvar Pindorama,
Mas que rei sou eu???

VIVA A REPÚBLICA!!!


Edd C.Contar (ex ordenança provisionado do Império e amanuense aposentado)






Um comentário:

  1. Um grande texto do meu guru Edson Carlos Contar com sua versão bem humorada sobre a Proclamação da República.

    ResponderExcluir