O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB) saiu tão prestigiado das eleições de 2012 que parece compelido a disputar o governo do Estado em 2014, ainda que não queira. Seu nome tende a ganhar ainda mais visibilidade na medida em que o seu segundo mandato deslanchar. Cauteloso, prefere dizer que vai exercer papel destacado em 2014, mas não como candidato.
O Prefeito tem a convicção de que o sucesso de sua gestão o levará naturalmente a ser disputado pelos candidatos ao governo |
Murilo não descarta a possibilidade de vir a disputar o governo do Estado. Até sonha com esta possibilidade, mas não tem pressa. Tem certeza que a oportunidade virá e que para aproveitá-la bem terá que estar preparado. Governar Dourados para ele é o exercício necessário para se habilitar a novos desafios. Para o prefeito, fazer um bom governo é mais do que uma obrigação. É a oportunidade que tem para acumular capital político indispensável no futuro.
O Prefeito tem a convicção de que o sucesso de sua gestão o levará naturalmente a ser disputado pelos candidatos ao governo. Isso se confirma, tanto que na última quara-feira (6) manteve encontro reservado na Capital com o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) que tem se mobilizado para viabilizar sua candidatura ao governo do Estado em 2014.
O ex-prefeito da Capital foi cuidadoso ao comentar sobre a reunião. “Murilo é meu amigo pessoal de muitos anos, desde o tempo do meu pai, o saudoso deputado federal Nelson Trad, de quem ele também era muito amigo”, afirmou.
A pior opção para Murilo é cruzar os braços e não participar. E isso parece que ele não vai fazer. Tem dado declarações que pretende exercer papel decisivo nas eleições. Diz que vai fazer o máximo de empenho para o Mato Grosso do Sul seguir crescendo.
Murilo pode apoiar um nome da oposição que tenha chances de vencer as eleições. O Senador Delcídio do Amaral (PT) é o nome mais provável para enfrentar os governistas. Mas será que o prefeito o apoiaria? Ambos mantêm relacionamento político que indica algum grau de reciprocidade.
Neste segmento Murilo teria ainda a possibilidade de compor a chapa majoritária como candidato a vice ou ocupar vaga de candidato a senador.
Muirlo tem ainda a opção de apoiar um candidato do governo. Seria bem recebido no palanque e não precisaria fazer muito esforço para contribuir com o processo. Sua presença no palanque bastaria. Em caso de eleição do governista — tudo indica que o candidato será o o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) —, Murilo teria peso aparente no governo.
Murilo pode e deve participar de forma efetiva, contribuindo decisivamente para o Mato Grosso do Sul avançar. Se não quer ser candidato, deve apoiar um nome da sua confiança. Ganhando ou perdendo estará marcando posição e fazendo o exercício da política, fortalecendo a democracia e reforçando o seu nome para os próximos embates. Participar é o caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário