Com a desistência anunciada pelo ex-deputado federal Dagoberto Nogueira de concorrer à Prefeitura da Capital, optando por apoiar a candidatura do peemedebista Edson Giroto, a disputa pela sucessão do atual prefeito campo-grandense está ficando restrita a cinco ou, no máximo seis nomes, uma vez que o PNM que planejava lançar Iara Costa deverá fechar com o candidato do PSDB, deputado Reinaldo Azambuja. Também o pré-candidato do PPS, vereador Athayde Nery, estuda uma composição também com o “Tucano”, podendo figurar como vice na chapa do Partido de Aécio Neves. Athayde não confirma a desistência, mas dá a entender que é uma opção viável. A estas mudanças se soma a decisão anunciada recentemente de uma união entre PSD, com Antonio João, e o PP de Alcides Bernal. Fechando estes entendimentos ainda embrionários, o quadro de pré-candidatos seria formado por Vander Loubet (PT), Edson Giroto (PMDB/PDT), Reinaldo Azambuja (PSDB/PPS), Antonio João/Alcides Bernal (PSD/PP) e Elizeu Amarilha do PSDC.
Edson Giroto (PMDB/PDT) deverá buscar novos e antigos parceiros como o PSL |
Assim como Reinaldo Azambuja vem conquistando espaço em diversos setores, principalmente entre antigos aliados do PMDB, dentre os quais o cobiçado DEM, pelo seu tempo de TV e pelo respaldo eleitoral do deputado Luis Henrique Mandeta, o deputado Edson Giroto (PMDB/PDT) deverá buscar novos e antigos parceiros como o PSL, que está montando uma forte chapa de candidatos a vereador e é comandado por Alceu Bueno e Raimundo Nonato de Carvalho, e o PTB que tem apenas o tempo de TV e possibilidade mínima de agregar qualquer outro tipo de valor ao candidato que vier a apoiar. Giroto também conta com o apoio do PTdoB, tradicional parceiro do seu Partido.
Pré-candidato do PSDB, Azambuja, atualmente ele só conversa sobre as eleições de 2012 |
Athayde Nery, estuda uma composição também com o “Tucano” |
Dando como sério o compromisso do PP com o PSD não é difícil prever que o candidato será o empresário Antonio João, uma vez que pelos critérios pré-estabelecidos serão levados em conta a pontuação nas pesquisas e a estrutura de campanha, isto porque o “poder de convencimento” daquele que tem estrutura é infinitamente maior do que a do outro que tem apenas bom desempenho em tomadas de opinião pública feitas antes do período eleitoral.
Aliança entre PP e PSD deve ter como candidato o empresário Antonio João |
Irredutível em sua decisão de disputar a eleição majoritária, o protético Elizeu Amarílha (PSDC), que já concorreu ao Governo em 2006, não abre mão da candidatura própria, pois entende que o Partido só cresce quando disputa os cargos majoritários, mesmo sem grandes chances de vitória, completando que “não podemos viver a reboque dos partidos maiores”.
PSDC não pode ficar a reboque dos partidos maiores, defende Amarilha |
Mesmo conseguindo a propalada união entre o senador Delcídio Amaral e o ex-governador José Orcírio, o deputado Vander Loubet (PT) vem encontrando certa dificuldade para expandir o seu arco de alianças para a disputa em Campo Grande, tudo isto por conta da falta de cumprimento dos compromissos assumidos pelos comandantes da campanha de Zeca do PT ao Governo em 2010. Apesar de bem avaliado, dentro e fora do PT, Vander paga pelos erros de outros “correligionários”, que até hoje sonham com uma aproximação com o governador André Puccinelli. Até o tradicional parceiro de todas as horas, o PCdoB vem conversando política com partidos que estão fora da influencia petista.
Vander Loubet (PT) vem encontrando certa dificuldade para expandir o seu arco de alianças |
Coligações improváveis
Da mesma forma que manda recados ao governador Puccinelli, prometendo apoio em 2014, lideranças petistas sonham formar um grande arco de apoio à provável candidatura do senador Delcídio Amaral ao Governo do Estado, com uma coligação repetindo a união a nível nacional – PT/PMDB – possibilidade já amplamente rechaçada pelas lideranças peemedebista, o PT agora procura o PSDB para fechar um acordo em vários municípios para frear o crescimento do PMDB, já pensando no pleito de 2014.
Para o pré-candidato do PSDB à prefeitura da capital, deputado federal Reinaldo Azambuja, atualmente ele só conversa sobre as eleições municipais de 2012 e “2014 só discutirei em 2014, lembrando que o PSDB tem um nome já lançado para disputar a Presidência da República, que é o senador Aécio Neves (MG).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário